Entre em contato e
marque uma consulta para seu pet

WhatsApp

(51) 99644-4405

O que é Auriculoterapia?

A auriculoterapia é um recurso terapêutico da Medicina Oriental que utiliza estímulos no pavilhão auricular, sendo famosa por ser utilizada em humanos para emagrecimento e para parar de fumar. Em animais ela não é tão difundida, mas pode ser utilizada para realizar tratamentos em todo o corpo, tratando doenças físicas e emocionais/comportamentais. A orelha é um microssistema que utiliza a relação víscero-cutânea/cutâneo-visceral. Isso quer dizer que...

  • Relação víscero-cutânea

    Qualquer problema que ocorra na parte interna do corpo (vísceras) irá se refletir na parte externa (cutânea), ou seja, causará em pontos específicos da orelha!
  • Relação cutâneo-vísceral

    O estímulo gerado pelas sementes agulha no ponto da orelha (que está na área externa – cutânea) irá gerar reações benéficas na parte interna do corpo (vísceras).
  • É segura

    Como o tratamento ocorre apenas na orelha, não há riso de atingir algum vaso sanguíneo ou órgão importante.
  • É uma ótima aliada como um reforço da acupuntura

    Como são utilizadas sementes ou agulhas que ficam com o paciente durante vários dias, o tratamento segue ocorrendo durante esse período.

Esta técnica pode ser utilizada em associação a outro tratamento veterinário, e até mesmo com a própria acupuntura.

Como funciona a aplicação?

Inicialmente são colocadas sementes presas com um esparadrapo em pontos específicos na orelha. Essas sementes precisam ser pressionadas algumas vezes por dia.
Quando não há a disponibilidade de tempo para realizar essa pressão ou quando o animal não aceita, é possível utilizar agulhas auriculares (que são muito pequenas). Essas não precisam ser pressionadas.

Meu pet vai sentir dor?

O diagnóstico da auriculoterapia envolve a investigação por pontos dolorosos na orelha. Essa busca pode trazer desconforto, pois os pontos dolorosos é que deverão ser tratados com as sementes ou com as agulhas.

Tem algum efeito colateral?

Apesar de ser raro, pode ocorrer inflamação no local de aplicação, que pode ser facilmente tratada.

Como funciona a recuperação?

Como a auriculoterapia normalmente é utilizada como uma forma complementar à acupuntura, a evolução do tratamento será igual.