Três Coroas | Porto Alegre | Gramado / Canela
Três Coroas | Porto Alegre | Gramado / Canela
A auriculoterapia é um recurso terapêutico da Medicina Oriental que utiliza estímulos no pavilhão auricular, sendo famosa por ser utilizada em humanos para emagrecimento e para parar de fumar. Em animais ela não é tão difundida, mas pode ser utilizada para realizar tratamentos em todo o corpo, tratando doenças físicas e emocionais/comportamentais. A orelha é um microssistema que utiliza a relação víscero-cutânea/cutâneo-visceral. Isso quer dizer que...
Esta técnica pode ser utilizada em associação a outro tratamento veterinário, e até mesmo com a própria acupuntura.
Inicialmente são colocadas sementes presas com um esparadrapo em pontos específicos na orelha. Essas sementes precisam ser pressionadas algumas vezes por dia.
Quando não há a disponibilidade de tempo para realizar essa pressão ou quando o animal não aceita, é possível utilizar agulhas auriculares (que são muito pequenas). Essas não precisam ser pressionadas.
O diagnóstico da auriculoterapia envolve a investigação por pontos dolorosos na orelha. Essa busca pode trazer desconforto, pois os pontos dolorosos é que deverão ser tratados com as sementes ou com as agulhas.
Apesar de ser raro, pode ocorrer inflamação no local de aplicação, que pode ser facilmente tratada.
Como a auriculoterapia normalmente é utilizada como uma forma complementar à acupuntura, a evolução do tratamento será igual.