Três Coroas | Porto Alegre | Gramado / Canela
Três Coroas | Porto Alegre | Gramado / Canela
A moxabustão é a terapêutica chinesa mais antiga, sendo citado o seu emprego há 3,5 mil anos atrás. As moxas (em chinês Jiu que significa “queimar”) permitem pela combustão de diferentes materiais, estimular os pontos de acupuntura a fim de regularizar a atividade fisiológica. Material mais utilizado é a erva Artemísia vulgaris. A sua queima controlada em pontos específicos traz os seguintes benefícios:
ATENÇÃO: essa técnica deve ser utilizada com conhecimento e critério! Apesar de não ser uma técnica invasiva, a moxabustão gera efeitos potentes. Se for mal utilizada, pode agravar a doença. Esta técnica pode ser utilizada em associação a outro tratamento veterinário, e até mesmo com a própria acupuntura. .
A moxabustão normalmente é utilizada junto à acupuntura. É possível utilizarmos diferentes formas de moxa:
Bastão – Em um formato que lembra um charuto, é ideal para gerar efeito em um ponto de cada vez. Também pode ser utilizado para gerar um efeito
Lã de moxa – dessa forma a moxa apresenta-se solta com uma textura que lembra um algodão. Para utilizá-la dessa forma ela é colocada dentro de uma caixa ou é moldada em forma de cone.
Moxa okyu – essa é uma técnica japonesa de moxabustão. São utilizados pequenos cones (do tamanho de um grão de arroz) feitos com uma lã de qualidade superior. Os efeitos ocorrem nos pontos de acupuntura e geram potentes resultados sistêmicos.
Não ocorre sensação de dor. Como descrito anteriormente, o efeito de relaxamento é muito frequente. Porém, pode não ocorrer logo na(s) primeira(s) sessão. Algumas vezes os animais se assustam um pouco por causa do cheiro da moxa. Afinal, o olfato dos cães e dos gatos são muito superiores ao nosso. Mas com o tempo eles vão se acostumando ao perceberem que não há problema com o cheiro.
Na grande maioria das sessões com moxabustão não ocorre qualquer tipo de efeito colateral. Porém, existe a possibilidade de ocorrerem queimaduras superficiais no local de aplicação.
Assim como acontece na acupuntura, o cão ou o gato ficam bem relaxados por algumas horas logo após a sessão com a moxabustão. Se houver alguma queimadura, a recuperação completa ocorre após 7 dias de cuidados com a lesão. Após três semanas esse local poderá receber moxabustão novamente.